PUBLICIDADE

Quatro pessoas são presas por furtar energia no Ceará

Nesta quarta-feira (15), quatro pessoas foram presas pelo crime de furto de energia nos municípios de Acaraú, Horizonte e Juazeiro do Norte. As prisões ocorreram após inspeções realizadas por equipes da Enel Distribuição Ceará, que identificaram ligações clandestinas em residências e estabelecimentos comerciais. Em Juazeiro do Norte, uma mulher foi flagrada furtando energia tanto para […]

Nesta quarta-feira (15), quatro pessoas foram presas pelo crime de furto de energia nos municípios de Acaraú, Horizonte e Juazeiro do Norte. As prisões ocorreram após inspeções realizadas por equipes da Enel Distribuição Ceará, que identificaram ligações clandestinas em residências e estabelecimentos comerciais.

Em Juazeiro do Norte, uma mulher foi flagrada furtando energia tanto para sua casa quanto para seu comércio. Em Horizonte, a fraude foi descoberta em um restaurante, e o responsável pelo local foi preso em flagrante. Já em Acaraú, outra pessoa foi detida após a constatação do furto em um viveiro de camarões.

Com essas prisões, o número de pessoas detidas por furto de energia no estado em 2025 chega a 31.

Furto de energia é crime

Além de ser crime — com pena que varia de um a oito anos de reclusão — o furto de energia compromete a qualidade do fornecimento e coloca em risco a segurança da população, principalmente de quem manipula a rede elétrica.

“As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede, ocasionando interrupções no fornecimento. Também é importante destacar que parte dessa energia furtada é repassada para a tarifa, impactando a conta de quem consome regularmente”, explica Eduardo Gomes, responsável por Leitura e Inspeções da Enel Ceará.

Leia mais

PUBLICIDADE